Olá, queridos leitores!
Tudo bem com vocês?
Recentemente uma amiga me contou que sua planta favorita não dá mais flores. Fiquei intrigada, afinal, trata-se de um Lírio da Paz e essa é uma planta que floreia com certa facilidade, não é mesmo?
Sabemos que há alguns motivos para uma plantinha não dar flores. Então, se você estiver passando por essa situação, não se culpe e também não se desespere. Estou aqui pra te lembrar que cada planta floreia em uma determinada época do ano e para elas saberem o momento certo da florada, elas precisam de estímulos.
Aí você me pergunta, “O que são esses estímulos?”. São condições que favorecem a floração das plantas. Nem sempre nossas casas e ambientes em que temos nossas plantinhas são as ideais para elas. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Há algumas formas de contornarmos a maioria das situações.
Então, hoje eu vou te contar 5 motivos que podem atraplahar ou impedir suas plantinhas de florirem. Confira!
1. Sua planta ainda é muito jovem
Assim como nós humanos temos uma idade apropriada para reprodução, o mesmo acontece com as plantas. Dependendo da planta, ela pode demorar anos para dar frutos, principalmente se ela foi plantada por sementes. Nesse caso, eu só posso te dizer par ser paciente, aguardar a maturidade da sua plantinha e cuidar dela da forma que ela precisa.
Confesso que já ouvi muita gente falar pra adubar com várias coisas diferentes pra acelerar o processo de maturação. Mas isso não é legal. Por favor, não faça isso com a sua planta, não gere um estresse desnecessário à ela. O ideal é que você conheça sua planta e aguarde o tempo que ela precisa até as primeiras flores surgirem.
2. Sua planta não recebe luz natural suficiente
Algumas plantas não dependem do número de horas de luz solar que recebem mas da intensidade de luz solar para que possam soltar as flores. É o caso da Lírio da Paz, Rosa do Deserto, Antúrios, Primaveras, assim como os Cactos e Suculentas. Se sua planta não está florindo, o motivo pode ser iluminação insuficiente. Antes de qualquer coisa, o ideal é você descobrir a quantidade e intensidade de iluminação sua planta precisa e levá-la para um local onde ela possa receber a iluminação necessária.
Como eu suspeitava, o Lírio da Paz da minha amiga não estava recebendo iluminação suficiente – ela havia mudado de residência – e precisou ser trocado de lugar para que recebesse maior quantidade de luz. E adivinha, já estamos vendo alguns botões aparecerem.
3. Sua planta pode ser uma Planta Fotoperiódica
Outro motivo que pode impactar na floração de uma planta é a variação na duração do dia e da noite.
De forma geral, temos mais horas de sol no verão e menos horas de sol no inverno, e assim como essa variação afeta o nosso humor, ela afeta também as plantas. As plantas que têm suas floradas determinadas pelo tamanho do dia são chamadas de Fotoperiódicas, e há dois tipos delas: as plantas de dias curtos e plantas de dias longos.
As plantas de dias curtos precisam de dias com menos de 12 horas de luz do sol como estímulo para florescerem. As Flores De Maio, Poinsétias (Flor de Natal), Gardênias e Dálias são exemplos de plantas de dias curtos. Já as plantas de dias longos são aquelas de precisam de mais de 12 horas de luz do sol por dia, como as Petúnias, Margaridas, Brinco de Princesa e até mesmo a Alface. Também há plantas que são neutras em relação ao Fotoperíodo. Esse é o caso das Rosas, Tagetes, Violetas e várias outras plantas.

4. A adubação está desequilibrada
Outro fator imortantíssimo é a adubação. Eu mesma já cometi alguns erros em relação à isso e posso afirmar que uma adubação equilibrada faz muita diferença.
A verdade é que alguns adubos são grande estimuladores de folhas e, se você exagerar, a planta vai soltar uma grande quantidade de folhas e se esquecer de soltar flores. O Nitrogênio, a Torta de Mamona e a Torta de Algodão têem essa característica. Cuidado com uso de adubos ricos em apenas um ou dois ingredientes, pois o que a planta precisa é de equilíbrio e, normalmente, esses adubos não oferecem isso.
Para resolver essa questão, eu sugiro que você opte por adubos com formulações mais equilibradas, como o NPK 10-10-10 ou Bokashi. Esses adubos são formulados com as quantidades seguras e necessárias para as plantas darem folhas e flores de forma equilibrada.
5. Vernalização: Estímulo do Frio

As plantas de clima frio precisam do estímulo do frio (10°C, 15°C) para que entendam que o momento de florescer está se aproximando e, então, começarem a formar os botões. Esse estímulo é chamado de Vernalização. Se você mora em uma região onde o inverno é bastante ameno ou praticamente inexistente, é bastante provável que essas plantas soltem poucas flores ou até mesmo nenhuma flor por conta da falta de estímulo do frio, como é o caso das Tulipas, Ciclames, Camélias, assim como as Hortênsias e Cravos.
Há plantas que apenas se beneficiam do frio. Elas não precisam de temperaturas mais baixas, mas quando recebem esse estímulo, conseguem produzir flores mais bonitas, como as s Orquídeas Phalaenópsis (Orquídea Borboleta0.
E aí, já consegue identificar qual é o possível motivo para sua planta não dar flores?
Caso você ainda não saiba, é importante se informar sobre o tipo de planta e o cuidados necessários para que ela cresça e permaneça saudável pelo seu tempo de vida.
Por fim, aproveite a chegada de um novo ano para ampliar seus conhecimentos e objetivos com suas plantas e jardim. 🙂
Espero ter te ajudado de alguma forma. Abraço!