Você trabalha a semana toda e acorda no sábado de manhã super desanimada porque tem que limpar a casa inteira? Eu entendo o sentimento pois essa era eu! Eu passava o final de semana inteiro limpando e o que me deixava mais chateada era que a minha casa só estava limpa durante o final de semana! Sim, de segunda a sexta, ela ficava suja e bagunçada! Eu me perguntava se algum dia cosseguiria manter a casa limpa a semana toda.
Se você está nessa situação, fique comigo nesse post porque eu vou te contar o que eu fiz pra mudar essa realidade. Felizmente hoje eu não passo mais nenhum final de semana limpando e organizando, e minha casa está mais limpa do que nunca. A verdade é que eu fiz algumas mudanças e apliquei as dicas que vou compartilhar com vocês.
Priorize o que é mais importante
A primeira dica é que você precisa priorizar o que, na sua mente, devem ser as coisas mais limpas na sua casa. Eu recomendo que escolha um ou dois cômodos, ou até mesmo uma ou duas tarefas que sejam muito importantes pra você e focar nelas. Poderíam ser a sua cozinha e os banheiros, que normalmente são os lugares que mais precisam de atenção em uma casa. Entretanto, você deve priorizar o que limpar. Se você disser, “eu preciso dos rodapés limpos o tempo todo” ou “preciso disso e aquilo limpos o tempo todo”, ou se você se importar demais com tarefas que não têem grande impacto, vai ser mais difícil conseguir dar conta do que precisa ser feito. Portanto, pergunte-se o que, pra você, é importante estar limpo, e a resposta vai ser o que você deve priorizar.
Otimize seu tempo
Seu tempo é seu bem mais precioso, portanto, use-o com sabedoria. Por exemplo, eu uso um limpador multiuso pra praticamente tudo. Eu certamente não perco meu tempo variando entre 10 limpadores diferentes pra 10 cômodos ou objetivos diferentes. Eu tenho um borrifador com um único produto multisuo que eu mesma faço (misturinha de água, detergente neutro e vinagre de álcool), e é ele que me ajudar com a limpeza diária.
Outra coisa que utilizo é um robô aspirador. Talvez você já tenha um, mas se não tiver, eu super recomendo que faça esse investimento quando puder. Eles não são tão baratos mas você consegue encontrar algumas promoções que fazem valer a pena. Eu simplesmente amo esse robozinho. Você pode ligá-lo quando está em casa ou deixálo trabalhando enquanto está fora, não importa, ele vai limpar seu chão, seja ele piso, madeira, tapete, carpete ou cimento. E o melhor, ele limpa embaixo dos seus móveis e não cai da escada!
Um excelente investimento que fiz recentemente foi um vaporizador (steam cleaner). Eu acho esse limpadores tão versáteis, eu uso pra limpar diferentes superfícies. Uso nas paredes, pisos e rodapés. Trocando os acessórios você pode limpar balcões, espelhos, janelas, além de dentro e fora da geladeira e forno! É um aparelho muito útil! Eu gosto de usá-lo especialmente no piso, pois, como não sou fã de usar muitos produtos químicos, o limpador a vapor faz um excelente trabalho não somente limpando, mas também desinfetando, por conta do calor que ele produz.
Outtra forma de ganhar tempo é limpar o box do banheiro quando você for tomar banho. Eu deixo um borrifador com a misturinha multiuso no banheiro e quando estou lá, simplesmente borrifo em todo o box e azulejo, limpo tudo, tomo meu banho e pronto!
Delegue tarefas
Uma das coisas mais importantes quando você tem uma rotina longa, e muitas vezes estressante, de trabalho é delegar funções. Eu sinto que isso é algo que as pessoas simplesmente ignoram. Talvez você seja uma pessoa que prefere fazer você mesma porque acredita que faz melhor. Eu te entendo, mas, se você tem mais gente morando na sua casa, você precisa delegar, afinal, limpeza e organização são responsabilidade de todos os moradores da casa.
Seja quem for que more com você, seu marido, filhos, qualquer pessoa, vocês devem chegar a um acordo sobre quem vai fazer o que na casa. E sim, os filhos podem e devem colaborar com a limpeza! Aos 4 ou 5 anos, as criaças já conseguem fazer tarefas simples como passar um aspirador, esvaziar a lava-louças ou dobrar as roupas limpas. é importante que, se você tem mais filhos, nãodeixe com que somente os mais velhos executem as tarefas. É sempre melhor distribuir as tarefas entre as crianças, sempre se certificando de que os menores também façam a parte deles dentro de suas possibilidades (isso vale para todos filhos, na verdade). E se você tem meninos e meninas, ensine-os igualmente as tarefas, sem distinção, assim eles estarão prontos e aptos para o mundo. Acredite, seus futuros genros e noras vão te agradecer!
Casa bagunçada nunca mais! Aprenda a manter sua casa limpa e organizada pra vida! CLIQUE AQUI!
Crie um calendário de limpeza
Talvez essa dica não te pareça tão interessante, porém, tenho certeza de que vai te ajudar muito na organização do que e quando deve ser limpo: um organizador de tarefas. Voce vai ver que esse sistema facilita a identificação do que dever ser feito a cada semana e, só de visualizar os dias exatos que você tem que executar as tarefas específicas, reduz o estresse mental da tomada de decisão. Sejamos honestas, é extremamente desgastante ter que decidir o que, quando e como fazer, diariamente. Acredito que o maior benefício do calendário seja realmente a divisão das tarefas ao longo da semana e, consequentemente, ter o final de semana livre pra curtir a família e as pessoas e coisas que gostamos.
Vou colocar aqui pra vocês um exemplo de como eu organizo as minhas tarefas semanais apenas pra te dar algumas ideias. Obviamente, você pode ajustá-lo às suas necessidades. Escolha os dias que você quer fazer as coisas – eu não coloquei nada aos domingos, é meu dia livre – escolha as tarefas que quer realizar, talvez sejam diferentes das minhas. Recomendo que escolha tarefas importantes e que não demandem muito tempo de execução. Se você conseguir 30 ou 40 minutos do seu dia – há quem use cronômetro – pra finalizar tudo, não vai ter que se preocupar em limpar nada no final de semana.

Bagunça é sua inimiga
Confesso que eu sou uma daquelas pessoas que tem dificuldades em não deixar as coisas espalhadas pela casa. Estou tentando ao máximo me manter mais ordenada pois umas das coisas mais importantes que aprendi é que uma casa livre de bagunça, é a casa mais fácil de manter limpa. Se você também sofre porque não consegue se livrar daquela baguncinha, meu conselho é: livre-se das coisas que você não usa e as coisas que você não quer de cada cômodo. Já vai ser um bom começo!
Utilize seu tempo ocioso
Tempo ocioso é aquele tempo que “perdemos” esperando por algo ou alguém, seja numa ligação ou, se você trabalha de casa, um intervalo entre uma reunião e outra, ou até mesmo aguardando a comida esquentar no microondas. O que quero dizer é que podemos aproveitar esse tempo pra encaixar alguma tarefa menor, por exemplo, limpar o vaso sanitário ou a pia da cozinha. São tarefas de levam 1 ou 2 minutos para serem realizadas, então, aproveite aquele tempinho ocioso pra já adiantar algo na sua rotina de limpeza e organização.
Bom, espero ter conseguido te ajudar com essas dicas. Se você colocá-las em prática, vai conseguir manter sua casa limpa a semana toda e ficar livre pra curtir o final de semana. 🙂
Agora te convido a ler a minha postagem sobre como definir metas para o Ano Novo.
Grande abraço!